sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

História de Antônio Carlos Gomes (1836 – 1896)

             
             O compositor Antônio Carlos Gomes nasceu na cidade de Campinas no dia 11 de Julho de 1836, foi o compositor mais importante da ópera brasileira e também o primeiro compositor brasileiro a ter suas obras apresentadas no Teatro  Scala de Milão e como todo nós sabemos que foi Ele quem escreveu a ópera mais reconhecida “O Guarani”.
            A história de vida do compositor foi sempre marcado pela dor, onde perdeu sua mãe quando ainda era criança, numa morte tão trágica “assassinada” com apenas 28 anos de idade.
            Com a morte da mãe, seu pai passou por momentos muitos difíceis para conseguir sustentar todos os filhos, mas foi por meio destas dificuldades que seu pai resolveu formar uma banda de música, onde Carlos Gomes deu início aos seus primeiros passos artísticos.
            Foi exatamente na banda de seu pai, que mais tarde o músico compositor viria a substituir e em conjunto com os seus irmãos as suas primeiras apresentações em bailes e em concertos. Neste período o compositor trabalhava duro para poder manter o seu estudo em música.
            Com apenas 15 anos de idade Carlos Gomes da início as suas composições, compondo Valsas, Polcas e Quadrilhas. No ano de 1854 com 18 anos, ele compõe a primeira missa “Missa de São Sebastião” e dedica esta obra totalmente a seu Pai.
            Aos seu 21 anos de idade compõe a Modinha Suspiro d’Alma com versos do poeta romântico português Almeida Garrett e com 23 anos, ele já apresentara vários concertos com o seu Pai. Ainda muito jovem lecionava piano e o canto, dedicando-se sempre ao estudo das óperas, demonstrando preferência por Giuseppe Verdi.
            Aos passar dos anos Carlos Gomes conquistou logo a Corte tornando-se uma figura querida e popular. No dia 08 de novembro de 1863, partiu abordo de um navio inglês Paraná, entre calorosos aplausos de seus amigos e admiradores que se comprimiam no cais. Levou consigo grandes recomendações de D.Pedro II para o Rei de Portugal “Rei Fernando” pedindo para que apresentasse Carlos Gomes ao diretor do Conservatório de Milão Lauro Rossi.
            O jovem compositor passou por Paris, onde assistiu alguns espetáculos líricos, mas seguiu logo para Milão. Portanto, no ano de 1866 recebe o diploma de mestre e compositor, recebendo muitos elogios de todos os críticos e professores. A partir daí então, o compositor passou a compor onde a sua primeira peça musicada foi Se as minga, em dialeto milanês, com Libreto de Antônio Scalvini que foi estreada no dia 1 de janeiro de 1867 no Teatro Fossetti, um ano após surgiu Nella Luna levada a cena no Teatro Carcano.
            No ano de 1870, o mundo pode ouvir sua peça mais conhecida “O Guarani”, que foi representada por toda Europa e América do Norte.
            Carlos Gomes casou-se na Itália com Adelina Péri e com ela teve os seus cinco filhos, mas com o passar do tempo foram morrendo um a um em tenra idade, restando apenas Ítala Gomes Vaz de Carvalho,  Fosca foi considerada  sua melhor Opera junto com  Salvador Rosa e Maria Tudor.
            Muitos anos mais tarde Carlos Gomes veio a ficar doente, com um tumor maligno na garganta e na língua, no entanto os seus últimos dias em Belém foram de grande sofrimento, sua doença era muito grave, e os esforços dos médicos não conseguiram diminuir as dores e infelizmente Carlos Gomes veio a falecer as 22h20 do dia 16 de setembro de 1896.
                                             
                                            “SUAS PRINCIPAIS OBRAS”

·       A Noite do Castelo (Rio de Janeiro,1861)
·       Joanna de Flandres (Rio de Janeiro,1863)
·       O Guarani (Milão, 1870)
·       Fosca (Milão, 1873)
·       Salvador Rosa (Genova, 1874)
·       Maria Tudor (Milão, 1879)
·       O Escravo (Rio de Janeiro, 1889)
·       Condor (Milão, 1891)





Nenhum comentário:

Postar um comentário